6 de jan. de 2007

As três bailarinas (1925)

Picasso, Londres, Tate Gallery


Recorrendo à leitura da imagem, esclareça o contributo de Picasso para a modernidade nas artes plásticas, na primeira metade do século XX.

Um comentário:

Moura disse...

Documento – Representação de três bailarinas frente a uma janela que se abre para uma varanda onde se destaca o azul do céu. Decomposição das figuras, sugerindo movimento; simplificação e distorção das figuras. Utilização de cores vivas e contrastantes, acentuando o ritmo e a expressividade da composição.


Relevância de Picasso no quadro dos movimentos de vanguarda das artes plásticas da primeira metade do século XX: ruptura com os valores estéticos tradicionais, num contínuo processo de pesquisa.
Introdução do Cubismo juntamente com Braque – criação de um novo espaço pictórico, geometrização das formas, bidimensionalidade e representação do objecto através da decomposição em planos; introdução de novos materiais e de novas técnicas.
Reinvenção permanente de novas linguagens e articulação com as inovações trazidas por outras correntes artísticas como o Expressionismo e o Surrealismo.
Comprometimento com a problemática do seu tempo através da denúncia da angústia da condição humana e dos horrores da guerra.